Um nova doença
O vício do jogo, tem vindo aumentar de forma altamente preocupante, pelo que, tal como adiantado pelo jornal Público, passa a estar presente na lista internacional de doenças, pela Organização Mundial de Saúde. Saiba aqui como saber se tem o vício do jogo?
Vício do jogo
A dependência do jogo, tal como qualquer dependência, é caracterizada pela compulsão, perda de controlo e incapacidade para parar de jogar.
Assim sendo, as pessoas viciadas no jogo, podem não apresentar sintomas físicos, à semelhança do que acontece com o consumo de substâncias psicoativas. Contudo, há uma característica comum que é ambos produzirem uma diminuição ou perda da liberdade da pessoa em várias dimensões da sua vida, sendo estas dimensões exclusivamente controladas pela vontade de jogar.
Portanto, esta dependência, tem efeitos a curto, médio e longo prazo em várias áreas como: saúde física, cognitiva, psicológica, emocional, familiar e financeira causando prejuízos muitas vezes irreversíveis.
Como saber se tem o vício do jogo?
Existem alguns sinais que são transversais a quase todas pessoas dependentes de jogar. Veja aqui os principais meios para saber se tem um comportamento viciado.
- Variações nos padrões de sono (deitar-se muito tarde ou acordar muito cedo e dormir menos horas);
- Ausência sistemática ou diminuição na produtividade no trabalho ou escola;
- Problemas conjugais e familiares causados pelo isolamento e/ou problemas financeiros;
- Dividas crescentes ou pedir empréstimos;
- Esconder dados relativos a movimentações bancárias;
- Aparência descuidada e desleixo com os hábitos de higiene;
- Sentir-se triste e/ou muito ansioso, nervoso e stressado;
- Aumento ou perda de peso;
- Desinteresse por outras atividades além do jogo e consequente isolamento social.
Por último, reforçamos que como a maioria dos vícios, a dependência do jogo tende a continuar e aumentar. Assim, é importante consultar ajuda especializada se sente que já não tem controlo sobre a sua própria vida.
Equipa Recriar Sentidos