A maior parte dos Pais deseja que os seus filhos sejam felizes, saudáveis, que os respeitem e aos demais adultos, que obedeçam a regras, tenham boas relações e que tenham sucesso na escola. No entanto, esta tarefa nem sempre é fácil, pois os filhos não trazem manual de instruções. Será que o aconselhamento parental será útil?
Educação dos filhos e a educação parental
Em primeiro lugar, lembramos que educar os filhos é talvez o maior desafio do ser humano. Logo, os pais sentem-se frequentemente sozinhos. Além disso, muitas vezes não têm respostas sobre a melhor forma para lidar com as diversas situações que surgem todos os dias.
Por vezes, é difícil perceber se os nossos filhos têm determinada reação por problemas de comportamento ou se simplesmente é fruto da fase do desenvolvimento em que se encontram e, por isso, acabará por passar com o tempo. Por exemplo, há as birras no supermercado, as birras para comer, escovar os dentes, ir para a cama, a indisciplina, entre outros.
Assim sendo, apesar das diferenças individuais de cada criança e dos diferentes objetivos que os pais têm para os seus filhos, a investigação tem mostrado que os princípios para gerir os problemas de comportamento e estimular relações positivas com os filhos são universais.
Aconselhamento parental
Quais os benefícios do aconselhamento especializado aos pais?
Perante todas estas incertezas e receios implícitos à dificuldade de educar cada criança/adolescente, beneficiar de aconselhamento parental especializado poderá ser útil, uma vez que permite aos pais:
- Conhecerem-se melhor enquanto pais
- Conhecerem melhor os filhos
- Ganharem mais confiança na forma como lidam com os problemas
- Melhorar a relação pais-filhos
- Resolver um problema já existente
- Prevenir futuros problemas de comportamento
Onde pode obter aconselhamento parental?
Estamos disponíveis para auxiliá-lo a percorrer este caminho. Se precisar de ajuda, entre em contacto connosco. Encontrará uma equipa de psicólogas em Gaia, na Maia e no Porto.