Stress – o que é e quais os sinais?
Todos nós já ouvimos falar do stress e dissemos em algum momento da nossa vida que “estamos com muito stress”. Mas, afinal o que é o stress? Quais os sinais de stress?
Em primeiro lugar, é importante relembrar que o stress é uma resposta do nosso corpo a algum evento que aconteceu ou vai acontecer e que percecionamos como um perigo ou ameaça. Ou seja, nestas situações, o nosso corpo reage rapidamente com respostas de luta, fuga ou congelamento. Assim sendo, a nível fisiológico estas respostas constituem uma adaptação do nosso organismo às mudanças ou exigências que possam surgir.
O que acontece no nosso corpo quando ocorre esta resposta de stress?
Em virtude de estarmos perante uma situação indutora de stress, o nosso sistema nervoso autónomo mobiliza, de forma automática, o nosso corpo para a ação. Portanto, é esta mobilização que nos permite reagir ao perigo que percecionamos.
Assim, para que isto ocorra, uma série de alterações ocorrem:
- as glândulas suprarrenais libertam as hormonas do stress (adrenalina e noradrenalina)
- o fígado liberta mais açúcar para a corrente sanguínea
- a respiração torna-se mais acelerada para compensar a necessidade de oxigénio
- os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea aumentam
- a digestão torna-se mais lenta desviando o sangue dos órgãos internos para os músculos, tornando mais fácil a reação de luta/fuga
- as pupilas dilatam-se, possibilitando uma maior entrada de luz
- o corpo transpira para baixar a temperatura e deixá-lo preparado para lutar
- se houver ferimentos, o seu sangue irá coagular mais rápido
- após a exposição à situação que induziu o stress, o sistema nervoso parassimpático assumirá o comando e acalmará o corpo, através da inibição das hormonas do stress
Quais são os sinais de stress a que devemos estar atentos?
Os sintomas de stress são formas que o nosso organismo encontra para nos avisar que está a ser sujeito a estas alterações.
Assim, são comuns os seguintes sinais e sintomas:
- Alterações no sono e apetite
- Agitação
- Tiques nervosos (p.ex. roer as unhas)
- Dores de cabeça
- Dores de estômago
- Suores
- Palpitações
- Hiperventilação
- Tensão muscular
- Tremores
- Tonturas/visão turva
Além disso, quando estamos expostos a situações de stress recorrentemente, é ainda comum ocorrerem outros sinais de stress:
- Alterações do humor
- Irritabilidade
- Explosões de raiva
- Tristeza
- Apatia e desânimo
- Dificuldades de atenção, concentração e memorização
- Dificuldades em tomar decisões
- Baixa tolerância à frustração
O stress prejudica também a nossa saúde
O stress num nível elevado e contínuo no tempo prejudica o nosso bem-estar no dia-a-dia e tem uma influência negativa na nossa saúde. O nosso sistema imunitário fica mais fragilizado o que pode levar à queda de cabelo, ao aparecimento de herpes, a constipações frequentes e a uma maior vulnerabilidade para o aparecimento de outras doenças.
Por último, recordamos que é importante aprendermos a reconhecer estes sinais para conseguirmos acionar os nossos mecanismos para lidar com o stress. Por vezes, podemos também precisar de aprender novas estratégias para enfrentar o stress.
Em suma, se não atuarmos quando o nosso organismo nos dá estes sinais de alerta, a tendência é para agravar com a passagem do tempo.